segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Dicas para tirar a fralda do seu filho

    Muitas mamães de primeira viagem se perguntam quando retirar a fralda do pequeno e como fazer isso.

    Geralmente, a partir dos 2 anos de idade a criança começa a se tornar apta a "segurar" o xixi, é quando então deve-se iniciar o processo de retirada da fralda, no qual é preciso ter muita paciência. 
    
    É importante lembrar que cada criança tem o seu desenvolvimento e o seu próprio tempo de amadurecimento, podendo demorar um pouco mais ou até mesmo deixar de usar fralda antes dos 2 anos (conheço uma menininha que com 1 ano de idade já não precisava mais usar fralda).



    Seguem 9 dicas para tornar o processo mais fácil:

1. Adapte-se.

    Providencie o penico ou o adaptador para o vaso sanitário

2. Deixe que o bebê se adapte.

    Pelo menos uma vez ao dia deixe que a criança sente no penico, mesmo de roupas no primeiro dia se ela preferir.

3. Respeite a resistência.

    Se seu filho resistir ao desfraldamento, interrompa o processo e tente novamente após algumas semanas.

4. Explique.

    Depois de reconhecer o terreno a criança precisa de explicações. Diga a ela que o papai e a mamãe fazem isso todo o dia e como vai funcionar daqui pra frente.

5. Para onde vai o cocô?

    Quando seu filho fizer cocô na fralda, ponha o cocô no pinico para mostrar que ali é o lugar certo. Depois jogue no vaso sanitário e dê a ele a chance de apertar a descarga se quiser. Mostre ainda que é preciso vestir a roupa e lavar as mãos.

6. Peça para avisar.

    Peça para seu filho avisar quando precisa ir ao banheiro. Nos primeiros dias, vale deixar que ele circule pelado pela casa com o pinico por perto, lembrando-o de usar de vez em quando.

7. Aposte nos personagens.

    Calcinhas e cuecas coloridas com desenhos de personagens infantis podem estimular o uso e fazer a criança perder o interesse pela fralda.
    Isso ajudou bastante com o meu, quando decidi tirar a fralda dele conversei com ele a respeito e o chamei para comprar as cuequinhas que ele iria passar a usar. Ele ficou super animado e escolheu várias cuecas de super herói, o que o motivava a usá-la
s.

8. Acidentes acontecem.

    No começo é normal que a criança faça xixi nas calças. Mantenha a tranquilidade e explique tudo novamente.

9. Desfraldamento noturno.

    Diminua a quantidade de líquido na alimentação da criança perto da hora de dormir e só retire a fralda noturna quando ela começar a amanhecer seca.
    Uma boa ideia é mostrar para a criança para onde vai o cocô. Quando ele fizer cocô na fralda, leve a fralda suja até o penico e ponha o cocô ali, para mostrar onde é o lugar certo. Depois, esvazie o penico jogando as fezes no vaso sanitário, e dê ao seu filho o privilégio de ajudar a apertar a descarga (só se ele quiser - há crianças que têm medo). Mostre também que depois é preciso vestir a roupa de novo e lavar as mãos. 

Fonte: Clínica Infantil Reibscheid

Nenhum comentário:

Postar um comentário