sexta-feira, 13 de março de 2015

Tipos e benefícios do chocolate


   A páscoa vem chegando e o consumo do chocolate alcança recordes!

   Eu mesma fico ansiosa por essa época, é como se eu pudesse comer chocolate sem culpa, já que é páscoa. Porém engana-se quem acredita que chocolate só engorda, ele pode ser um verdadeiro aliado para a nossa saúde.

   Conheças os diferentes tipos e os benefícios que essa delícia pode proporcionar
Tipos de Chocolate





TIPOS DE CHOCOLATE

   Chocolate amargo
   Possui maior concentração de cacau (geralmente acima de 70%) e pouco açúcar. É o que mais oferece as propriedades benéficas do cacau.

   Chocolate meio amargo
   Possui uma menor concentração de cacau (geralmente por volta de 50%) e também tem pouco açúcar e seu sabor é um pouco menos acentuado.

   Chocolate ao leite
   Para fazer o chocolate ao leite, parte da massa de cacau é substituída por leite em pó (geralmente o chocolate ao leite tem um teor de cacau entre 30 e 40%). O resultado é um chocolate com textura mais cremosa e sabor mais adocicado.

   Chocolate branco 
   Esse tipo de chocolate não contém massa de cacau, ele é feito com manteiga de cacau, açúcar e leite. É o mais doce e de textura bem cremosa.
   
   Chocolate em pó
   É feito com a amêndoa de cacau moída, sem a manteiga de cacau. É muito utilizado em receitas, inclusive de brigadeiro e também pode apresentar diferentes concentrações de cacau.

   Achocolatado
   Como o próprio nome já diz, achocolatado não é chocolate. É uma mistura de chocolate em pó, leite e muito açúcar, geralmente utilizada para saborizar o leite.

   Chocolate para cobertura
    É um chocolate com alta concentração de manteiga de cacau, que pode ser meio amargo, ao leite ou branco. Como derrete com facilidade e tem mais brilho, é muito usado no acabamento de bolos e doces.

   Chocolate diet 
   No chocolate diet estão presentes a massa e a manteiga de cacau, porém o açúcar é substituído por outras substâncias como sorbitol, sacarina e vanilina.





BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE
   Dá saciedade
   O chocolate pode ajudar você a sentir-se mais satisfeito e não exagerar na comida. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Chung Hsing, em Taiwan, mostrou que os ácidos fenólicos presentes no cacau podem aumentar a produção do hormônio leptina, que aumenta a sensação de saciedade.
   Outros fatores podem interferir na produção de leptina, como a menor concentração de insulina que diminui o nível do hormônio. Por isso, não adianta apenas consumir chocolate sem atentar para os outros fatores envolvidos.  
  
   Protege contra derrames
   O cacau é rico em antioxidantes que reduzem a inflamação nas artérias e a aderência do colesterol à parede dos vasos, prevenindo a formação de trombos na corrente sanguínea e, consequentemente, o AVC (acidente vascular encefálico). 
   Um estudo realizado pelo Karolinska Institutet, na Suécia, confirma esse benefício. Eles descobriram que as mulheres que comiam aproximadamente duas barras de chocolate por semana - aproximadamente 60 gramas - estavam até 20% mais protegidas contra derrames em comparação com aquelas que nunca comiam o doce. 

   Ajuda a emagrecer 
   O chocolate pode ajudar a emagrecer - desde que inserido dentro de uma alimentação balanceada. O doce é rico em cafeína, que acelera o metabolismo e ajuda a queimar calorias, mas é preciso ingerir a versão amarga, com muito cacau. A diminuição do estresse e da ansiedade e o aumento da saciedade também são benefícios que podem contribuir para eliminar mais rápido os quilos extras.
   Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia (EUA) encontrou resultados parecidos: pessoas saudáveis que praticavam exercícios físicos e comiam chocolate regularmente (duas vezes por semana) tendiam a ter menor índice de massa corpórea (IMC) do que aquelas que se exercitavam e comiam chocolate com menos frequência. 

   Melhora o raciocínio 
   A cafeína presente no chocolate pode estimular a memória, a atenção, a concentração e o desempenho mental em geral. Após acompanhar dois grupos na solução de equações, especialistas da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, notaram maior agilidade e número de acertos entre as pessoas que consumiram 500mg de flavonoides, substâncias encontradas no chocolate amargo e meio amargo (a versão ao leite também oferece flavonoides, mas em quantidade bem menor).

   Controla o colesterol 
   O consumo de chocolate amargo - rico em cacau e flavonoides - pode auxiliar na diminuição do colesterol total e do colesterol LDL (o colesterol ruim). Os antioxidantes diminuem a inflamação e o acúmulo de gordura nos vasos. 
Antienvelhecimento
   Por ser rico em antioxidantes, vitaminas A e do complexo B, o chocolate ajuda a neutralizar os radicais livres do organismo que, quando elevados, podem provocar danos celulares relacionados ao processo de envelhecimento. É por isso que o doce também é usado em cosméticos com efeito regenerador, antirrugas e antienvelhecimento.  

   Promove bem-estar 
   O chocolate libera endorfinas que melhoram o humor e a ansiedade e ainda combatem a depressão e o desânimo. Além disso, ele fornece energia, melhorando a disposição para as atividades diárias, e concentra outras substâncias, como triptofano, teobromina, feniletilamina, fenilalanina e tirosina, que reforçam a sensação de bem-estar.
   Uma pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisas Nestlé, em Lausanne, na Suíça, investigou a relação entre o consumo diário de chocolate e o nível do hormônio cortisol, responsável pelo estresse. Os cientistas observaram que o nível de cortisol baixou consideravelmente em todos os participantes que consumiam o doce, chegando a 40% de redução naqueles que sofriam com a ansiedade.  

   Melhora o fluxo arterial 
   Estudos mostram que o consumo do chocolate amargo melhora o fluxo arterial e faz bem à saúde cardiovascular por diminuir a tendência de coagulação das plaquetas e de obstrução dos vasos sanguíneos. Ajuda a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim).

   Benefícios na gravidez 
   Chocolate durante gravidez pode ajudar a prevenir a pré-eclâmpsia (hipertensão). Uma pesquisa da Universidade Yale, nos Estados Unidos, sugere que mulheres que saboreiam a delícia ao menos cinco vezes por semana estão 40% menos propensas a desenvolver o problema do que aquelas que a consomem menos de uma vez. O composto teobromina, encontrado principalmente nas variedades amargas e meio-amargas, pode ser o responsável pelo benefício. 

    Melhora a saúde cerebral 
    O chocolate amargo pode reduzir os danos cerebrais após um acidente vascular cerebral, segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Os cientistas descobriram que um composto chamado epicatequina protege as células nervosas. Os testes foram realizados em ratos e a equipe espera que os efeitos possam ser aplicados em seres humanos.


Fonte:

http://melhorcomsaude.com/conheca-beneficios-chocolate/
http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/14969-conheca-sete-beneficios-do-chocolate-para-a-saude/6
http://saude.terra.com.br/nutricao/chocolate-faz-bem-para-a-saude-confira-10-beneficios,a2f98c3d10f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário